A freguesia de Pombal é constituída por cerca de 20.000 habitantes (dados de 2003). A A.S.C.R.E.C.C. foi criada para apoiar as carências e as necessidades sociais presentes na população idosa, na freguesia de Pombal. Foi fundada a 16 de Junho de 1993, iniciando as suas actividades direccionadas na área do desporto.

1997 – Neste ano, decidiu-se ir ao encontro do âmbito social, para ser reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.

2000 – Os seus estatutos foram publicados no Diário da República Série III, em 10 de Junho.

2003 – Em meados de Setembro deste ano, a Associação inicia a sua actividade na valência de Serviço de Apoio Domiciliário e do fornecimento de almoços aos alunos das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico com apenas uma Directora Técnica, uma cozinheira e uma ajudante de apoio domiciliário. Tinha somente dois utentes.

A valência de Serviço de Apoio Domiciliário teve uma importância fundamental para a freguesia de Pombal, podendo os idosos da freguesia usufruir deste serviço, sendo apoiados pela A.S.C.R.E.C.C., tendo em vista um projecto futuro, que possibilitasse melhores condições de vida aos utentes, sem que saíssem de suas casas.

2004 – Obteve-se o Acordo de Cooperação por parte da Segurança Social para apoio de 14 utentes, chegando à conclusão de que o balanço foi positivo, quer a nível do acréscimo de serviço, quer do aumento dos funcionários e dos utentes.

2005 – Realizou-se mais um protocolo de cooperação com a Segurança Social, passando a receber o apoio 28 utentes, embora a ASCRECC tenha mais utentes do que os que a Segurança Social apoia.

2008 – Lançamento do livro “ Cumieira – História de uma aldeia, suas gentes e costumes”.

2008 – Início do protocolo de colaboração entre a A.S.C.R.E.C.C. (entidade beneficiária) e a TALENTUS (Associação Nacional de Formadores e Técnicos de Formação) no âmbito do QREN para a realização de cursos EFA – Educação e Formação de Adultos “Técnico de Acção Educativa”.

2008 até 2009 – A actualidade de uma instituição em grande crescimento e movimento, sempre pensando num futuro para os idosos da instituição e da freguesia, colocando em prática um sonho tão desejado – a construção de um Centro de Dia e Lar de Idosos.

© 2009 Associação da Cumieira - SicóWeb.com